Urologia feminina: quando a mulher deve buscar orientação do urologista?

É muito comum as pessoas pensarem que a Urologia é uma especialidade que se dedica exclusivamente aos cuidados com a saúde do homem. No entanto, o urologista é um médico cirurgião especialista em doenças dos aparelhos urinários masculino e feminino, além do aparelho reprodutor masculino. 

As mulheres são muito suscetíveis a problemas de saúde urológicos, seja por conta da gestação e do parto, chegada da menopausa ou até mesmo por conta da anatomia do órgão genital feminino. Por essa razão é tão importante reforçar que as mulheres também devem ter acompanhamento com um urologista. 

O público feminino é o mais atingido por problemas urológicos como, infecção urinária ou cistite e incontinência urinária, além de litíase, sangramento e outras doenças do aparelho urinário.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária atinge cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, e 40% das gestantes. 

A incontinência urinária se caracteriza pela perda involuntária da urina provocada pelo desgaste e enfraquecimento do tônus muscular na região pélvica. Mas, além da incontinência, a infecção urinária é outra doença urológica que atinge muitas mulheres.

Infecção urinária na mulher e a importância de ser tratada com o urologista

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a infecção do trato urinário é uma das causas mais comuns de infecção na população geral.  

A infecção urinária é caracterizada pelo ardor, dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro frequentemente, pouco volume e cheiro forte ou sangue na urina. De acordo com a SBN, as mulheres são mais acometidas, mas crianças recém-nascidas e idosos também correm risco de apresentar o problema.

As mulheres são mais vulneráveis a ter infecção urinária por conta da sua anatomia. A uretra feminina é bem mais curta que a masculina, e isso significa que o caminho que as bactérias precisam percorrer até chegar à bexiga é menor. O fato de a vagina e o ânus serem mais próximos também contribui para uma maior predisposição da mulher para infecção urinária. 

É importante reforçar que, nos casos de infecção urinária, a mulher deve procurar orientação do urologista. É necessário tratar e prevenir para que a paciente não desenvolva quadro de infecção urinária por repetição, que ocorre quando a pessoa tem mais de três infecções urinárias no período de seis meses, ou mais de seis em um ano. 

Quando a infecção urinária da bexiga ou da uretra não é tratada corretamente, o problema tem o risco de evoluir para uma infecção do rim. 

Outras doenças onde as mulheres devem se consultar com o urologista

Muitas doenças do trato urinário podem demorar a ser diagnosticadas ou submetidas a um tratamento, se não houver um acompanhamento do urologista

Além da incontinência urinária e da infecção urinária, existem outros problemas ligados ao sistema urinário feminino que podem levar as mulheres a procurar um médico urologista como, por exemplo:

  • Bexiga hiperativa;
  • Cálculos renais;
  • Disfunções sexuais;
  • Dores pélvicas;
  • Prolapsos de órgãos pélvicos (“útero caído”);
  • Malformações genitais e urinárias;
  • Doenças de transmissão sexual;
  • Gestantes com fetos com doenças urológicas.

De uma forma geral, é importante que as mulheres estejam atentas a alguns hábitos que podem ajudar na prevenção de problemas urológicos como, por exemplo:

  • Ingerir bastante líquido;
  • Não demorar para urinar, caso tenha vontade;
  • Urinar e fazer a higiene após a relação sexual;
  • Lavar as mãos antes e após urinar e/ou evacuar;
  • Não fazer uso de medicamentos por conta própria.

É fundamental conscientizar sobre a importância da urologia feminina e incentivar a procura pelo atendimento com o urologista quando a mulher ainda está na puberdade. 

Urologia feminina: diagnóstico e tratamento em Sorocaba

A clínica Saluti oferece cuidados especializados com assistência em diversas áreas médicas, incluindo a urologia feminina.

As doenças que acometem o trato urinário feminino podem ser diagnosticadas e tratadas por profissionais com ampla experiência na área da urologia.

A Saluti conta com corpo clínico composto por médicos graduados nas melhores universidades do país e atuantes em hospitais de alto padrão de São Paulo, como Albert Einstein, Sírio Libanês, Hospital das Clínicas e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Além disso, fazem parte das Sociedades Brasileiras de suas especialidades.

Agende sua consulta: (15) 99813-6166 (WhatsApp)

(RT: CRM-SP 150892)