Conheça os testes alérgicos realizados pela Saluti em Sorocaba
A alergia acontece quando o nosso corpo reage a uma substância que considera estranha ao organismo.
As alergias podem ser complexas e difíceis de serem diagnosticadas. Por isso, geralmente são feitos testes para descobrir se a pessoa tem alergia na pele, alergia alimentar ou ainda a medicamentos e respiratória.
O teste de alergia é o jeito mais simples de entender o processo alérgico no indivíduo e tratar a doença.
Os testes alérgicos são seguros e eficazes na detecção da substância (alérgeno) que provoca reações no paciente, que podem ser leves, moderadas ou graves. Com base nos resultados, o médico indicará o tratamento mais adequado.
Prick Test (Teste de puntura)
Aeroalérgenos testados: 6 substâncias.
Aeroalérgenos: partículas presentes no ar que podem provocar reações alérgicas ao serem inaladas.
Alergénios alimentares testados: 8 substâncias.
Alergénios alimentares são substâncias presentes em certos alimentos que podem desencadear reações alérgicas em indivíduos sensíveis.
Médica responsável pelo procedimento: Dra. Mariana.
Teste cutâneo de Leitura Imediata, Prick Test, também conhecido como teste de puntura é feito para verificar alergias alimentares ou respiratórias.
É um procedimento rápido, seguro e indolor. Faz-se uma leve picada (puntura ou “prick”) em gotas dos alérgenos que são pingadas no antebraço do paciente e observa-se a resposta da reação.
O resultado é rapidamente observado devido à irritação da pele no local correspondente ao alérgeno. O tempo de duração do teste é de aproximadamente 30 minutos.
O Prick Test pode detectar sensibilidade a inalantes como: ácaros, gramíneas (pólens), epitélios, fungos, entre outros. Além de sensibilidade a alimentos como: leite e frações, gema e clara de ovo, trigo, milho, amendoim, camarão, entre outros.
Estes testes cutâneos devem ser relacionados com a história clínica, o exame físico e a exposição à substância suspeita como desencadeante da crise alérgica.

Patch Test (Teste de contato)
Quantia de substâncias testadas: 30 substâncias.
Médica responsável pelo procedimento: Dra. Mariana.
O Patch Test, também conhecido como Teste de Contato, é um exame usado para investigar tipos de alergias com base em dermatites provocadas pela reação da pele a determinadas substâncias.
O Teste de Contato avalia a sensibilidade das alergias de contato com reação tardia. Auxilia na identificação e pode confirmar os agentes causadores da dermatite de contato.
Para identificar os agentes causadores das reações alérgicas é preciso testar no paciente as substâncias suspeitas às quais seja sensível.
São colocados adesivos sobre as costas do paciente com agentes alergênicos para saber a quais deles há irritabilidade, indicativo de rejeição corporal.
Em geral, o Patch Test analisa alergias a cosméticos, esmaltes, níquel, ouro e substâncias contidas em medicamentos.
Normalmente o material do teste são as substâncias que o paciente manipula habitualmente, montadas previamente em contensores.

Diferenças entre o Prick Test e o Patch Test.
O Prick Test (Teste de Puntura) e Patch Test (Teste de Contato) são métodos diagnósticos utilizados para identificar alergias.
Porém, embora ambos sejam usados para o mesmo fim, eles têm características e aplicações distintas.
Prick Test (Teste de Puntura):
- Objetivo: Identificar alergias imediatas, principalmente alergias respiratórias e alimentares.
- Método: Consiste em aplicar uma pequena quantidade do alérgeno suspeito na superfície da pele, geralmente no antebraço ou nas costas, e em seguida realizar uma leve punctura ou raspagem para que o alérgeno penetre.
- Tempo de Reação: As reações alérgicas geralmente ocorrem rapidamente, dentro de 15 a 20 minutos.
- Reações: A formação de uma pápula (pequena elevação da pele) e vermelhidão no local indica uma reação alérgica.
Patch Test (Teste de Contato):
- Objetivo: Detectar alergias de reação tardia, como dermatite de contato.
- Método: O alérgeno é aplicado em um adesivo ou “patch” que é colocado na pele, geralmente nas costas, e mantido no local por 48 horas.
- Tempo de Reação: As reações podem levar mais tempo para se desenvolver, frequentemente sendo avaliadas após 48 horas e novamente após 72 ou 96 horas.
- Reações: Vermelhidão, inchaço ou formação de bolhas no local indicam uma reação alérgica.
Avaliações do Google
Saiba o que os pacientes acharam do atendimento
Redes sociais
Acompanhe a Clínica Saluti no Instagram