Saiba quais são as doenças cardíacas mais comuns na infância

Embora sejam mais frequentes entre os adultos, as doenças cardíacas também podem acometer as crianças e trazer danos à saúde dos pequenos, se não forem diagnosticadas e tratadas com atenção.

Por serem mais silenciosas, as doenças cardíacas podem não apresentar sintomas tão evidentes, o que requer um cuidado maior dos pais.

É importante estar atento ao surgimento de algumas queixas e sintomas apresentados pela criança, como cansaço excessivo em atividades cotidianas, dificuldade de ganhar peso, infecções pulmonares de repetição, além de palidez ou mãos e pés azulados.

Sopro no coração, arritmia cardíaca, miocardite e cardiopatias congênitas (anormalidades na estrutura ou função do coração) são algumas das doenças cardíacas mais comuns na infância, estando a cardiopatia congênita presente em cerca de 29 mil das crianças nascidas por ano, no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico, reduza os riscos à saúde e à vida da criança.

Conheça os detalhes de cada doença:

Sopro cardíaco

É uma alteração na passagem do fluxo de sangue pelo coração, que provoca ruído e quase sempre é resolvida naturalmente com o tempo e o desenvolvimento da criança.

Entre 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopro inocente (funcional ou fisiológico), sem evidenciar qualquer outra alteração no órgão.

Ainda assim, é importante procurar um acompanhamento médico para confirmar se o sopro está associado a algum defeito no coração, especialmente, em caso de sintomas, como palidez ou boca, mãos e pés roxos e cansaço ao chorar ou mamar (em caso de bebês).

A estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que 80% das crianças têm algum tipo de sopro ao longo da vida.

Arritmia cardíaca

Consiste em uma alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, provocando momentos de taquicardia, quando as batidas ficam mais aceleradas, e braquicardia, com a redução do ritmo normal. 

Crianças com arritmia cardíaca podem se queixar de falta de ar, dor no peito ou apresentar tonturas e desmaios. 

Se tratada precocemente com o acompanhamento médico especializado, a arritmia pode interferir menos na rotina da criança para que ela leve uma vida normal.

Miocardite

Caracterizada por uma inflamação no músculo cardíaco, que geralmente resulta de uma complicação com infecções, de um quadro viral, como a influenza ou a Covid-19, mais recentemente constatada.

Essa inflamação não chega a alterar a estrutura do órgão, mas interfere diretamente no bombeamento de sangue, levando a quadros de insuficiência cardíaca.

Está entre as doenças cardíacas mais perigosas para as crianças e, por isso, merecem uma atenção maior dos pais para sinais, como dor no peito, ritmo cardíaco desregulado, falta de ar, cansaço em excesso, inchaço nas pernas e pés e tonturas.

Caso a criança apresente esses sintomas, é importante procurar imediatamente um cardiopediatra para avaliar o quadro e prescrever o tratamento.

Cardiopatia congênita

Consiste em anormalidades na estrutura ou função do coração e quando acontecem, surgem nas primeiras oito semanas de gestação, momento em que ocorre a formação do órgão.

É uma das principais causas de morbimortalidade, representando 40% das mortes por malformações na infância.

Fadiga, cansaço entre as mamadas, falta de ar e sudorese são alguns dos sintomas que podem sinalizar algum tipo de alteração cardíaca congênita.

Assim como as demais, é importante procurar um cardiologista pediátrico para avaliar os sinais, obter um diagnóstico correto e iniciar um tratamento, se necessário.

Cardiologia pediátrica para tratamento de doenças cardíacas na Saluti

A cardiologia pediátrica (ou cardiopediatria) é uma subespecialidade da Cardiologia que, aliada com a Pediatria, cuida do coração de bebês, crianças e adolescentes. Nosso corpo clínico é composto por médicos graduados nas melhores universidades do país e atuantes em hospitais de alto padrão de São Paulo, como Albert Einstein, Sírio Libanês, Hospital das Clínicas e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Além disso, fazem parte das Sociedades Brasileiras de suas especialidades. Agende sua consulta: (15) 99813-6166 (WhatsApp).