PAAF de tireoide: saiba mais sobre esse exame

Os nódulos são como pequenos caroços que podem surgir na tireoide, aparecendo com mais frequência em mulheres e idosos. Por ser uma condição muito comum, eles podem ser tanto benignos quanto malignos. E são nesses casos que o exame punção (PAAF) pode ajudar o médico.

Por meio da Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) de tireoide, é possível identificar se o nódulo é benigno ou não, o que dá ao médico a informação necessária para saber como prosseguir e qual o melhor tratamento a ser realizado. 

Como é feito o exame?

A punção é realizada guiada pelo aparelho de ultrassom, utilizando uma agulha fina que coleta células microscópicas do nódulo para serem analisadas no microscópio. Além disso, o médico também pode coletar o líquido presente no nódulo, a fim de diminuir o seu tamanho.  

Quando a PAAF é solicitada?

A Punção Aspirativa com Agulha Fina pode ser solicitada pelo médico quando: 

  • Nódulos maiores ou iguais a 1,0 cm;
  • Nódulos maiores que 0,5 cm com características, vistas pelo ultrassom, que sugerem risco de malignidade;
  • Os nódulos apresentam crescimento de 50% durante o acompanhamento do paciente;
  • Quando existe histórico familiar de parente próximo com diagnóstico de câncer na tireoide;
  • Os nódulos estão aparecendo em outras partes além da tireoide;
  • Há linfonodo / gânglios suspeito no pescoço.

É importante salientar que, após o procedimento, o paciente não precisa fazer repouso total e não tem restrição alimentar.

Exame de PAAF na Clínica Saluti

Com profissional especializado para a realização do exame, a Clínica Saluti possui um corpo clínico altamente qualificado e com experiência nos melhores centros hospitalares do país, além de um atendimento humanizado e de excelência. Agende sua consulta.